
Atendimento Online
A orientação psicológica online está regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2012. Nesta época os atendimentos não presenciais estavam ainda sendo avaliados em sua eficácia e não havia muitos estudos certificando sua segurança, apesar da crescente demanda.
Desde esta época venho realizando atendimentos por via eletrônica. Sempre levei em conta alguns aspectos para a avaliação da pertinência deste tipo de atendimento. Por exemplo, se a pessoa que está me buscando tem possibilidade de atendimento presencial com profissional qualificado, recomendo que opte por este tipo de ajuda.
Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs), mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia para eventuais apurações em caso de prestação incorretas de serviço.
Para acesso à confirmação de meu cadastro para esta forma de atendimento, acesse o Cadastro e-Psi. A consulta pode ser feita por nome completo SANDRA AKEMI OKAJIMA HIOKI no campo principal, ou utilizando a função Refinar Resultados através do Registro no CRP número 80786
Indicações para o atendimento online:
- Pessoa impossibilitada de locomoção (p.ex. fraturas, internação);
- Mães que não conseguem estar em atendimento presencial pelos cuidados com a criança;
Transtornos mentais que incapacitam a pessoa de sair de casa no momento (p.ex. Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada); - Cidades pequenas em que a pessoa fica insegura quanto ao sigilo dos profissionais a que tem acesso;
- Locais onde não há profissional especializado como a pessoa necessita no momento;
- Quando a pessoa mora fora do Brasil e prefere um acompanhamento na língua materna;
- Quando já existe um vínculo com o profissional e a distância impossibilita a continuidade do acompanhamento presencial (mudança de bairro/cidade/país).

Contraindicações para o atendimento online:
- Pessoas e grupos em situação de urgência e emergência e dos grupos em situação de emergência e desastres
- Pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência
- Pessoas com dificuldade de vinculação
ATENDIMENTO
Psicoterapia de adultos e adolescentes a partir de 14 anos
Atendimentos online em horários variados